quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Cabelos desfiados e repicados


Você sabe a diferença entre um cabelo desfiado e um repicado ?
Respondi 12 das perguntas mais comuns sobre desfiados e repicados.
Entendendo as funções e seus nomes ficará bem mais fácil para você pedir um novo corte ao seu cabeleireiro.
Confira.



O que é um corte desfiado, na definição técnica?

A técnica do desfiado é muito versátil, pode-se dar volume e movimento ou tirar volume e dar leveza. Ela consiste em desfiar as pontas do cabelo sem retirar o comprimento. O corte é feito
por dentro das mechas e existem várias maneiras de desfiar um cabelo.




Cabelo desfiado é o mesmo que repicado? Se não, qual a diferença?

O corte desfiado é bem diferente do repicado. No repicado as mechas são elevadas a um determinado ângulo ou grau e são cortadas tirando o comprimento dos fios. O repicado promove vários tamanhos de mechas ou camadas. Com ele também é possível dar volume ou retirar volume. Já o desfiado tem como principal função dar leveza e não retira o comprimento dos fios.





Qual a melhor tesoura (modelo, não marca) para se fazer um corte desfiado?

A tesoura de fio navalha é a mais adequada para um bom desfiado, pois como o próprio nome diz o” fio navalha “ desliza melhor sobre o cabelo. Existe a tesoura desfiadeira com o fio serrilhado que também permite o desfiado, porém essas tesouras são mais apropriadas para cortes masculinos e curtos.




Vale cortar com navalha? É melhor que tesoura nesse caso? Ou dá para usar as duas?

O corte a navalha é muito bom quando a intenção é tirar muito volume, alguns cabeleireiros usam também para vários outros tipo de cortes,porém o acabamento do corte tem que ser feito com a tesoura.Em fios finos e frágeis não é recomendável usar a navalha.É perfeitamente possível fazer o uso das duas técnicas em um único corte.Mas temos que saber que cada tipo de ferramenta serve para determinado efeito, portanto, se sua intenção é tirar volume use a navalha somente se o cabelo for grosso e volumoso e se sua intenção é dar movimento e textura use a tesoura fio navalha.




Que tipo de fio fica melhor em um corte desfiado?

De modo geral o desfiado necessita de volume para ter o efeito reproduzido fielmente, mas é possível desfiar levemente um cabelo sem tanto volume. Mas não é o ideal. Prefira os cabelos grossos e volumosos e que o resultado desejado seja um corte mais despojado e moderno.




Dá para desfiar cabelo longo e curto? Qual a sua dica para desfiar cada um deles?

O desfiado pode ser feito em qualquer comprimento, no cabelo longo a sugestão é que ele dê leveza e movimento, então deve-se desfiar bastante até que fique proporcional a raiz, ou seja, tome cuidado para não deixar as pontas ralas demais pelo excesso de desfiado e a raiz volumosa demais. No cabelo curto o desfiado gera textura e mechas mais evidenciadas, nesse caso abuse da criatividade e sinta o cabelo com as mãos vendo onde cabe mais um pouco de desfiado.




A escolha de um cabelo desfiado tem a ver com o tipo de rosto? Ele pode engordar ou emagrecer a fisionomia?

O desfiado é muito democrático e cada vez mais as mulheres estão fazendo uso desse artifício, podemos evidenciar o rosto ou suavizar defeitos com os desfiados. O cabelo bem desfiado nas laterais emagrece a fisionomia e da um ar mais moderno. Se o corte for mais curto que a altura do queixo fatalmente pode engordar a fisionomia. Sugere-se um cabelo bem desfiado nas laterais e mais comprido que um Chanel.




Qual o objetivo de um cabelo desfiado: tirar volume, dar movimento...?

O objetivo do desfiado é definido pelo cabeleireiro e pode ser tanto dar movimento, tirar volume ou dar leveza.




Tem a ver com o estilo de mulher? Que personalidade de mulher pode apostar em fios desfiados?

O fato de ser uma técnica dos dias atuais, entendemos que o estilo ideal para o desfiado lembra um visual mais moderno e despojado, logo a personalidade da mulher tem que ser mais jovial e alegre,entretanto essa técnica vem ganhando muitas fãs e acredito que muito em breve teremos a maioria das mulheres brasileiras com algum tipo de desfiado, até as mais conservadoras estão gostando. O desfiado pode ser adaptado a franjas, somente nas pontas ou somente nas laterais, isso faz a técnica ganhar muitas versões e ser bastante usada.





De quanto em quanto tempo um cabelo desfiado deve ganhar novo corte?

O período de manutenção do corte é mais precoce por conta do tipo de fissura que o fio navalha causa na fibra, ele é cortado muitas vezes na diagonal e por dentro do cabelo. O crescimento revela as pontas duplas mais cedo do que com o corte reto e por isso o corte deve ser refeito a cada 2 meses no máximo.




Existe mais de um tipo de repicado?

O repicado pode ser feito em camadas ou aleatóriamente com fios desconectos. Para dar movimento o melhor é o repicado em camadas, para dar leveza e um ar mais moderno os fios cortados desconectadamente são mais indicados.





Cabelo enrolado pode ser desfiado?

Pode sim, mantendo o mesmo princípio de observar a espessura e densidade dos fios. Os cabelo ondulados, cacheados ou crespos podem ser desfiados normalmente para dar forma, leveza ou movimento.



5 comentários:

  1. O Blog está ótimo!!! Matéria muito boa! Agora, por favor, você poderia colocar umas fotos mais realistas? Dercy Gonçalves, Hebe Camargo, Suzana Vieira... kkkkk Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá! usei a postagem e coloquei fonte! olha aqui: http://fashionmix58.blogspot.com.br/2013/02/cabelos-desfiados-e-repicados.html

    ResponderExcluir
  3. nenhuma negra com cabelos a mostra. ñ cortamos cabelos desfiados, alias nem cortamos cabelos. mas vlw.

    ResponderExcluir
  4. Olá Morena, tudo bem ? Talvez a matéria desse link abaixo te interesse mais. http://cristhofergloe.blogspot.com.br/2011/08/controle-seus-cachos.html

    ResponderExcluir
  5. queria saber mais sobre o repicado... Tipo o que a Bárbara Paz usa em Amor à Vida. Outra coisa: dá pra misturar repicado com desfiado? Qual seria o resultado?

    ResponderExcluir